BRAND EXPERIENCE: Entenda o porquê de se investir tanto em experiência de marca no mercado global

Brand experience é uma ferramenta de marketing utilizada para conectar a marca ou produto ao consumidor final, através de técnicas que implementam em suas interações o despertar de sensações e sentimentos, acarretando em satisfação e fidelização.

Na corrida mercadológica, as marcas precisam manter os seus produtos em destaque e pensar desde a qualidade na concepção do produto até a ponte utilizada para atrair o consumidor final para garantir a relevância esperada.

O brand experience é a principal técnica de marketing para consolidação de marcas que estão focadas no seu público. Já que atualmente o marketing bem sucedido não atua somente na obtenção de novos clientes, mas aquele que conquista clientes fiéis e engajados.

Nesse contexto, o conceito de brand experience se dá pela técnica que envolvem consumidores em potencial através de sensações, sentimentos e experiências únicas através da interação com a marca, produto ou serviço.

O objetivo é construir a aprovação das pessoas através da experiência na prática, em utilização com o produto ou serviço, antes mesmo de comprar. 

5 passos para obter sucesso com brand experience:

•   Construir um ambiente convidativo para construir uma experiência agradável, marcante e extremamente positiva.

•   Equilibrar os cinco sentidos: paladar, olfato, audição, tato e visão; indispensáveis para desenhar uma boa estratégia de brand experience para assumir interação da marca com as pessoas.

•   Focar em pessoas. Em todos os níveis, sob o ponto de vista do planejamento de growth marketing.

•   Apresentar a utilidade do produto para que as pessoas ao interagirem com ele possam atestar a sua eficácia e criem o desejo do consumo.

•   Encontros por meio das ativações, onde reforça os laços, consolida e fideliza essas pessoas em conexão com a marca.

A base do brand experience é justamente propor elementos associados à marca que possibilitem chamar atenção do público e gerar valor. Para isso, algumas bases constroem um conceito que contempla sensações, percepções e a conexão entre empresa e consumidor.

Desenvolver um projeto onde se utiliza ações de brand experience agrega muito valor à marca, aproxima o público, fideliza e cria a consciência de marca. Entretanto o mais valioso dos ganhos é passar a conhecer o seu consumidor, podendo estar um passo à frente dos concorrentes por entender o comportamento dos clientes e fluxo de consumo. 

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A SINERGIA é a termo-chave para o sucesso de uma estratégia de brand experience. Ou seja, tudo precisa ser muito bem planejado na empresa para que toda e qualquer pessoa que interaja de alguma forma com os consumidores da marca, estejam preparados para impactá-los positivamente. Além do engajamento, a brand experience proporciona uma espécie de termômetro de resultados. Isso quer dizer que é possível mensurar uma estratégia de branding, analisando as menções que são feitas sobre a marca nas redes sociais, por exemplo. 

A técnica se adequou muito bem ao mundo virtual, trazendo como grande vantagem da brand experience o surgimento de um novo tipo de consumidor, o consumidor divulgador ou brand engager (quase um embaixador virtual da marca, divulga a marca em seus ciclos de interação). 

O brand engager divulga uma marca porque confia nela e faz isso gratuitamente, ao contrário dos promotores, que são pagos para fazer um trabalho semelhante em veículos de comunicação de massa, como Rádio e TV. Isso é muito benéfico para as marcas, pois elas passarão mais verdade para os consumidores em geral. Um evento exclusivo, segmentado, para quem faz sentido viver uma experiência com aquela marca é imprescindível para obtenção de sucesso.

A BAY GROUPS é uma agência especializada em eventos de brand experience. Quer divulgar a sua marca, produto ou serviço em alguns dos nossos projetos? Envie-nos um e-mail e te mostramos como ampliar e fidelizar o consumo na sua empresa.

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